Instituto Educarte

O Instituto Educarte de Educacão e Arte foi fundado em 2007 para articular diversas ações de artistas atuantes nas áreas da música, especialmente voltadas para a música clássica e lírica.
O principal objetivo foi organizar e fortalecer as atividades desenvolvidas por diversos atores sociais ligados a cultura com uma importante trajetória artística em Brasília,
Ao longo de sua trajetória, também realiza atividades de sociabilização de crianças, adolescentes, jovens, adultos e melhor idade por meio de projetos e programas socioculturais.
Apesar da do Instituto ter sido fundado em 2007, o seu corpo societário desenvolver as ações culturais disposta no objetivo a mais de 20 anos.

Objetivos Estratégicos

I – Promover e difundir a música clássica e erudita, promovendo a democratização e o acesso, difundido a obra de grandes compositores, bem como realizando a união entre o popular e o erudito.


II – Contribuir e promover parcerias para a implementação da musicalização nas escolas, com a formação de grupos musicais e orquestras, ampliando e universalizando o acesso a música de qualidade.


III – Realizar festivais de óperas, festivais de música instrumentais e apresentações de corais líricos em atividades de música clássica, popular ou erudita.


IV - Formação educacional de crianças, jovens, adultos e a terceira idade, com ênfase ao desenvolvimento artístico e cultural;


V – Realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos relacionados a cultura e economias criativas; VI – Promoção de intercâmbio de cooperação com entidades nacionais e internacionais, para troca de conhecimentos, desenvolvimento de produtos pedagógicos e capacitação de pessoal relacionados a cultura em suas mais diversas formas e linguagens;

Crença

Cultura - Fator de transformação.

Missão

Desenvolver habilidades sócio-educacionais e culturais, despertando no cidadão o interesse pela arte e pela cultura, contribuindo para formando caráter no fortalecimento da cidadania do povo brasileiro.

Valores

• Inovação;
• Excelência;
• Sustentabilidade;
• Ética;
• Valorização das pessoas.